Mastro de S. João da Freguesia de Vila do Conde

2017-06-20

Seguindo a tradição e integrado na festividades de São João, foram inaugurados no passado dia 11 de Junho, na Praça da República os Mastros representativos das freguesias do concelho de Vila do Conde.

Neste contexto, a Junta de Freguesia de Vila do Conde elaborou o seu próprio mastro. Tomando por base a divulgação do rico artesanato existente no concelho, nomeadamente as Rendas de Bilros, serviram estas de mote para a execução deste mastro, tendo sido utilizados materiais alternativos como sarapilheira e corda de sisal, concretizando desta feita o mastro tipicamente Vilacondense que procura homenagear as Rendilheiras de Vila do Conde, sendo constituído na parte inferior por um manjerico de grandes dimensões, revestido pelo tradicional festão com uma quadra alusiva aos santos populares: “em Vila do Conde se festeja o São João, são momentos de alegria e de grande animação”.

Este mastro foi executado por Miguel Costa, João Silva e Américo Cardoso, cabendo também a este último a idealização do projeto. Trabalho dedicado e empenhado ao qual a Sra. Presidente de Junta, Maria Alcide Aguiar presta público agradecimento e reconhecimento.